Revolução Socialista na Rússia

Bolcheviques e mencheviques na Rússia pré-revolucionária

 A oposição ao regime czarista tinha fortes laços com os setores rurais. Os socialistas revolucionários acreditavam que apenas os camponeses, com o apoio de outros setores sociais, poderiam derrubar o regime. Contudo, influenciado por correntes políticas europeias, o movimento socialista russo voltou sua atenção ao proletariado. O resultado foi a criação, em 1898, do Partido Operário Social-Democrata Russo.
Entretanto, a crise social e política da Rússia no início do século XX levou o partido a se dividir em dois grupos. Os bolcheviques (que significa “representantes da maioria”), liderados por Vladimir Lênin e inspirados nas ideias de Marx e Engels, acreditavam na aliança entre os camponeses e o proletariado para derrubar o czarismo e implantar o socialismo. Os mencheviques (que significa “representantes da minoria”) buscavam uma passagem gradual para o socialismo por meio de uma aliança dos operários e camponeses com a burguesia. Os mencheviques, também marxistas, eram liderados por Plekhanov e Martov.
O rompimento entre os dois grupos ocorreu em 1912. Os bolcheviques formaram um novo partido e passaram a defender abertamente a queda do czarismo por meio de uma revolução proletária.

A Revolução de Fevereiro

 No mês de fevereiro de 1917, rebeliões populares, greves gerais, revoltas armadas de soldados contra seus comandantes, uma grave crise de abastecimento e a atuação de sovietes no campo e na cidade criaram uma situação revolucionária na Rússia.
A grande liderança que surgiu nesse processo foi o soviete da cidade de Petrogrado, controlado pelos mencheviques e socialistas revolucionários. O soviete de Petrogrado pressionou a Duma (Parlamento russo) para nomear um novo governo. Formou-se uma coalizão, que aglutinava mencheviques e vários partidos reunidos em torno de um programa liberal. Diante dos acontecimentos, o czar foi obrigado a renunciar.
A monarquia czarista foi substituída por uma república liberal, dirigida pelo menchevique Kerensky. Porém, a insistência em manter a Rússia na Primeira Guerra gerou violenta oposição, liderada pelo Partido Bolchevique. Soldados e camponeses reivindicavam paz, terra e pão. A crise social e política anunciava a eclosão de um novo processo revolucionário.

A Revolução de Outubro

Ao regressar de seu exílio na Suíça, em abril, Vladimir Lênin convenceu os bolcheviques de que era necessário fazer a revolução socialista. Em outubro de 1917 (novembro no calendário ocidental), os bolcheviques tomaram o Palácio de Inverno, depuseram o governo de Kerensky e convocaram o II Congresso dos Sovietes. Os sovietes, sob a liderança de Lênin e Trotsky, assumiram o poder. O novo governo decretou importantes medidas revolucionárias.
Entretanto, as dificuldades geradas pela guerra contra os adversários da revolução e os rumos tomados pelo Partido Bolchevique, entre outros fatores, em pouco tempo conduziriam a Rússia para o totalitarismo.

A guerra civil e o comunismo de guerra

 Em 1918 começou uma guerra civil contra a Revolução Bolchevique. Do lado contra-revolucionário estava o Exército Branco, representante da burguesia, da aristocracia e dos mencheviques apoiado por países estrangeiros, principalmente Estados Unidos, Grã-Bretanha, França e Japão. Também os anarquistas lutavam contra o bolcheviques e defendiam mais liberdades e o fi da centralização política do novo regime.  Do lado oposto, estava o Exército Vermelho, dos bolcheviques, comandado por Trotksy.
 Diante da guerra civil e das dificuldades que ela gerava, Lênin estabeleceu o comunismo de guerra. Estabeleceu-se o confisco das colheitas no campo para abastecer os soldados e a população urbana; suspendeu-se a liberdade de imprensa, de greve e de associação; os partidos menchevique e socialista revolucionário foram proibidos; o czar e sua família, que estavam presos, foram executados, mediante e justificativa de que a família real poderia fortalecer a luta contra-revolucionária.
 A guerra terminou em 1921 com a vitória do Exército Vermelho e a sobrevivência do Estado socialista. A Rússia soviética, porém, estava arruinada. Os canis de abastecimento das cidades e do campo haviam desaparecido, as minas estavam abandonadas e os transportes desmantelados.

A Nova Política Econômica

 Para recuperar a economia russa, o X Congresso do Partido Comunista da Rússia aprovou, em 1921, a Nova Política Econômica, conhecida como NEP. As medidas fundamentais da NEP foram a formação de cooperativas nacionais, a autorização para pequenas e médias empresas privadas funcionarem e a permissão para os camponeses venderem seus produtos no mercado livre. As grandes indústrias, o sistema financeiro, os transportes e as comunicações continuaram controlados pelo Estado.
 O objetivo não era restaurar o capitalismo na Rússia, mas tomar providências urgentes que evitassem a falência total da economia russa e salvassem o regime socialista recém-estabelecido.

A ditadura de Stalin

 Com a morte de Lênin, em 1924, iniciou-se uma disputa política entre dois dirigentes do Partido Comunista, Trotksy e Stalin, Stalin venceu e governou a União Soviética, como um ditador, até a sua morte, em 1953. As liberdades individuais foram suprimidas e os adversários do regime, inclusive líderes da revolução, acabaram presos ou assassinados.
 O isolamento da União Soviética obrigou o governo a financiar o desenvolvimento econômico do país. O Estado promoveu o desenvolvimento da indústria de base, investiu na educação e na qualificação da mão-de-obra e formou cooperativas agrícolas, os kolkhozes e sovkhozes, para ampliar a produção no campo.

Resultado de imagem para revolução socialista na russia imagens

Resultado de imagem para revolução socialista na russia imagens


Resultado de imagem para revolução socialista na russia

http://digital-biblioteca.blogspot.com.br/
http://pcb.org.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=7014:90-anos-depois-lenin-e-a-heranca-da-luta-revolucionaria&catid=42:comunistas
https://cabanadeinverno.wordpress.com/2013/03/15/algumas-fotos-e-imagens-marcantes-de-lenin-e-da-revolucao-russa/
https://www.diarioliberdade.org/mundo/batalha-de-ideias/25975-memoria-historica-a-revolucao-de-fevereiro-de-1917-na-russia.html

Ana Carolina Calil Batista

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Curiosidades da Segunda Revolução Industrial

A Segunda Revolução Industrial

A Ditadura Militar no Brasil